Tuesday, September 11, 2007

... ao encontro do que resta do império C.U.F. na cidade do Barreiro

... indo ao encontro do Centenário da C.U.F., e depois de uma passagem pelos terrenos da QuimiParque, uma visita ao primeiro bairro operário da C.U.F. .



Algumas das linhas que se encontram na rede a respito deste espaço, que por certo esconde muitas estórias ...

"O império da CUF, enquadrado no projecto de autarcia económica do Estado Novo…

A par desta estratégia económica, Alfredo da Silva criou as bases de uma política a que chamou Obra Social, com a edificação no perímetro da fábrica de um Bairro Operário (1908), uma rede de assistência médica, refeitórios, creche, “despensa” e instalações desportivas.

O primeiro bairro operário da C.U.F. foi construído a partir de 1908 em terrenos a nascente das fábricas de ácido sulfúrico e de adubos, numa área que rondava os 30 mil metros quadrados. Em 1914 o bairro contava já com .5 extensos blocos de moradias, todas iguais, de rés-do-chão com um pequeno quintal. As casas dispunham-se ao longo de ruas cujos nomes remetiam para o fabrico dos produtos ou matérias/primas utilizados pela C.U.F, tais como a Rua dos Óleos, Rua do Acido Su1firico, Rua dos Superfosfatados, Travessa da Glicerina, etc.

Esta politica, que perdurou até aos anos 70 do século XX tinha por objectivo a pacificação social, numa terra onde as lutas políticas tinham tradição.
"

RR

No comments: